Como pedir emprego a alguém? (2022)

Como pedir emprego a alguém? (1)

Para conseguir o emprego dos seus sonhos, às vezes você simplesmente precisa estar disposto a solicitá-lo. Esteja você procurando iniciar sua carreira ou apenas pegar algumas horas extras durante as férias de verão, é importante se apresentar de uma forma que deixe uma impressão duradoura em seu empregador em potencial. Você deve se esforçar para ter uma boa aparência, expressar-se com eficácia e exibir uma atitude positiva, nunca diga nada, que o recomendará como uma escolha natural para o trabalho.

Método 1 de 3: garantindo o trabalho que você deseja

  1. 1

    Encontre o melhor contato possível. Faça uma pequena pesquisa para descobrir quem é o responsável por tomar as decisões de contratação para a empresa para a qual você deseja trabalhar. Para pequenas empresas privadas, pode ser o próprio proprietário, ou pode ser um diretor de recursos humanos ou diretor de pessoal em uma grande empresa. Percorrer os canais apropriados é o primeiro passo para conquistar um público.

    • Com a maioria dos empregos de varejo e serviços, você pode simplesmente entrar e pedir para falar com um gerente.
    • Se você tem um amigo ou conhecido que trabalha para a empresa, veja se ele pode lhe dar algum conselho ou ajudar a marcar uma reunião entre você e um de seus superiores.
  2. 2

    Faça uma abordagem direta. Assim que tiver a chance de falar com alguém com alguma influência, diga-lhe de antemão que você está interessado em trabalhar para essa pessoa. Mostre a eles que você está ansioso, entusiasmado e pronto para trabalhar duro. Provavelmente, eles ficarão impressionados com sua iniciativa.

    • A chave é ser assertivo, mas não muito forte. Nunca faça exigências a um empregador ou entre com um senso de direito.
    • Abra com uma declaração como "Acho que seria muito adequado para sua empresa" ou "Acredito que minhas idéias e ambições poderiam ser úteis para suas operações".
  3. 3

    Enviar um email. Certifique-se de anexar seu currículo, uma carta de apresentação original explicando porque você está interessado no trabalho e um link para a vaga aberta, se tiver sido postado online. Hoje em dia, a maioria das empresas estabelecidas seleciona os funcionários em potencial eletronicamente, portanto, esta será sua primeira oportunidade de fazer contato com as pessoas para as quais você poderia trabalhar no futuro. Enviar um e-mail diretamente para um empregador é muito mais pessoal do que postar seu currículo em massa em vários sites de busca de empregos.

    • Seja explícito sobre o propósito do e-mail com uma linha de assunto como "Posição do Editor Sênior".
    • Sempre seja cordial, profissional e rápido em suas correspondências por e-mail. Os supervisores de contratação prestam muita atenção à maneira como os funcionários em potencial se comunicam.
  4. 4

    Agende um horário para se sentar. Em alguns casos, a pessoa que oferece um emprego pode ser um amigo da família, conhecido ou ex-parceiro de negócios. Se for esse o caso, geralmente não há problema em se encontrar com eles casualmente para discutir os detalhes do trabalho. Encontre um horário que se encaixe na programação do empregador e esteja preparado para contar um pouco sobre você e o que procura.

    • Marque uma reunião telefonando ou falando pessoalmente com o empregador com antecedência.
    • Mesmo que não seja uma entrevista formal, você deve planejar chegar cedo e parecer respeitável.
    • Não presuma que terá um emprego garantido só porque conhece alguém. Você deve tratar o sentar-se com o mesmo respeito e consideração que trataria com qualquer outra situação profissional.
Como pedir emprego a alguém? (2)
  1. 1

    Liste suas qualificações. Descreva você mesmo e sua experiência no campo. Inclua uma visão geral de seu histórico de trabalho recente, bem como qualquer educação relevante e oportunidades de voluntariado. Não presuma que a pessoa responsável pela contratação reconhecerá o valor de suas habilidades imediatamente - faça-os ver como serão úteis.

    • Não apenas recite o que está em seu currículo. Explique ao empregador como essas qualificações podem ser aplicadas e adaptadas: "como você pode ver, meus quatro anos como professor proporcionaram uma experiência valiosa no trabalho em estreita colaboração com grupos de todas as idades".
    • Se você não tem experiência alguma, concentre-se nos aspectos de sua personalidade que você acha que seriam adequados para o cargo.
  2. 2

    Demonstre sua utilidade. Não espere até ser contratado para começar a ser um ativo para a empresa. Seja proativo e diga ao seu contato ou entrevistador exatamente que tipo de coisas você traria para a mesa. Fazer isso mostra desenvoltura e deixa claro que você pensou seriamente em preencher a posição que está procurando.

    • Atraia o empregador com uma ideia sobre como aumentar a produtividade, uma amostra de redação ou um exemplo de um programa que você ajudou a desenvolver.
    • Muitas vezes, isso é tão simples quanto mencionar realizações anteriores, como "em meu último emprego, ajudei a reformular o programa de treinamento de novos funcionários " ou sugerir futuras, como "Estou ansioso para ver como trabalhar em uma cozinha mais organizada me ajudará a melhorar minhas habilidades como cozinheira. "
    • Fornecer uma prévia do tipo de trabalho que você faz pode ajudá-lo a mostrar suas habilidades práticas, permitindo que a empresa se sinta confiante em sua decisão de contratá-lo.
  3. 3

    Mostre interesse no negócio. Leia a história, os objetivos e o produto ou serviço da empresa para se familiarizar com o que eles representam. Em seguida, adapte seu argumento de venda para destacar as suas qualidades que são consistentes com o modelo de negócios. Muitos empregadores estarão mais dispostos a lhe dar uma chance se acharem que você tem o melhor interesse pela empresa no coração.

    • Deixe claro para a pessoa com quem vai se reunir que deseja um emprego na empresa, não em qualquer empresa.
    • Evite dizer coisas como "Preciso de um emprego" ou "Ouvi dizer que você está contratando". Você causará uma impressão muito melhor se parecer estar buscando ativamente o emprego que está pedindo.
  4. 4

    Estabeleça uma conexão mútua. Aponte coisas que você tem em comum com seu contato, como um amigo próximo ou associado. Se alguém que você conhece o indicou para o trabalho, certifique-se de mencioná-lo pelo nome como alguém que pode atestar seu personagem. O networking é uma parte importante da procura de emprego porque sugere que você pode ser confiável.

    • Traga à tona seu relacionamento com sua conexão de uma forma que soe orgânica. Por exemplo, você pode dizer "minha amiga Cristina me disse que adorava trabalhar com você" ou "meu tio sempre foi um cliente satisfeito seu".
    • Não confie no namedropping para ser contratado. Você deve ser capaz de garantir o emprego por seus próprios méritos - ter um ou dois amigos em comum só ajuda.
  5. 5

    Use linguagem plural. Em vez de se referir a si mesmo na primeira pessoa, use palavras como "nós", "nós" e "nosso". Quando você fala como se já fizesse parte da equipe, a pessoa com quem você está falando começará a vê-lo dessa forma. Isso pode torná-los mais propensos a fechar o negócio e trazê-lo a bordo.

    • Ouça a outra pessoa começar a usar a linguagem plural também. Este é um bom sinal de que você os está conquistando.
  6. 6

    Descubra como você pode fazer o acompanhamento. Se você não se sentir confortável com a ideia de pedir o emprego ousadamente, tente mover as coisas de outra maneira. Antes de sair ou desligar o telefone, veja se consegue mais informações sobre a próxima fase do processo de contratação. Faça perguntas como "quando seria uma boa hora para eu ligar de volta e repassar algumas dessas informações com mais detalhes?"

    • Solicite feedback para ter uma ideia de como você se saiu ou o que poderia fazer de diferente na próxima vez.
    • Para a maioria dos empregadores, o fato de você já estar ansioso pelo que poderá fazer a seguir será considerado um sinal promissor.
Como pedir emprego a alguém? (3)

Método 3 de 3: apresentar-se profissionalmente

  1. 1

    Coloque algum esforço em sua aparência. Antes de aparecer para uma entrevista ou sentar-se para um amistoso, reserve um tempo para escolher um conjunto de roupas que caiba em você e seja apropriado para a ocasião. Você quer ter uma aparência elegante, mas não seja muito casual ou seja um espetáculo. Lembre-se de pentear os cabelos, escovar os dentes e certificar-se de que suas roupas estejam livres de poeira e rugas.

    • Além do óbvio, certifique-se de usar desodorante, limpe sob as unhas e mantenha os pelos faciais raspados ou aparados.
    • Como diz o velho ditado, "vista-se para o trabalho que deseja". Se você olhar para o lado, os empregadores em potencial serão mais capazes de visualizá-lo no cargo.
  2. 2

    Comunique-se de forma clara e eficaz. Procure um tom que seja descontraído e amigável, mas profissional. Quando você não estiver falando, ouça com atenção, sem interromper. A pessoa com quem você está falando deve se sentir tão confortável com você quanto você com ela. Dê respostas detalhadas às perguntas que lhe forem feitas, mas resista ao impulso de se gabar ou de falar bastante sobre si mesmo.

    • Faça o possível para não gaguejar, resmungar ou usar muitos ruídos de enchimento como "um" e "ah".
    • Se você está solicitando um emprego por e-mail, tome cuidado ao usar ortografia, pontuação e gramática corretas. Reveja a mensagem cuidadosamente antes de enviá-la.
  3. 3

    Seja tenaz. Só porque você não recebe uma oferta de emprego imediatamente, não significa que nunca receberá. Pode ser que a vaga específica ainda não tenha sido aberta ou que o responsável precise de mais tempo para entrevistar outros candidatos. Faça o acompanhamento com um telefonema ou e-mail dentro de alguns dias para que alguém saiba que você ainda está interessado e esperançoso de receber uma resposta.

    • A confiança fala por si. Às vezes, o que falta em experiência direta, você pode compensar com a autoconfiança.
    • Embora a determinação seja uma boa característica, você deve aprender a aceitar um não como resposta.
    • Não desanime se você não conseguir o emprego - agradeça à pessoa por seu tempo, redobre seus esforços e certifique-se de estar preparado para a próxima oportunidade que surgir.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Use as redes sociais a seu favor. Você pode entrar em contato com empregadores em potencial, entrar em contato com empresas para perguntar sobre oportunidades ou ter conversas inteiras, tudo em sites de redes sociais. Certifique-se de ter um perfil em alguns serviços diferentes, como LinkedIn, Facebook e Twitter.

Como pedir emprego a alguém? (4)

Pontas

  • Sempre entre em contato com a empresa por meio de telefone, e-mail ou visita direta. Não espere que outra pessoa faça o pedido em seu nome.

  • Se possível, combine um encontro cara a cara com seu empregador em potencial. Dessa forma, eles terão um vislumbre de sua personalidade e não apenas de como você aparece no papel.

  • Encerre uma entrevista formal perguntando se eles estariam dispostos a considerá-lo para o cargo. Não há sentido em rodeios - vocês dois sabem por que estão lá.

  • Agende um horário para falar com a pessoa durante o horário comercial normal.


Avisos

  • Evite implorar ou rastejar se não lhe oferecerem o emprego imediatamente. Isso pode incomodar o empregador e fazer você parecer carente.

  • Não entre em contato com alguém sobre assuntos profissionais por meio de seu número de telefone pessoal, e-mail ou contas de mídia social, a menos que essa pessoa tenha lhe dito que não há problema em fazê-lo.

Leia também: Como fornecer referências?

Leia também:

  1. Como perguntar se uma empresa está contratando?
  2. Como conseguir um emprego a tempo parcial?
  3. Como conseguir um emprego com ficha criminal?

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Golda Nolan II

Last Updated: 09/17/2022

Views: 6276

Rating: 4.8 / 5 (58 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Golda Nolan II

Birthday: 1998-05-14

Address: Suite 369 9754 Roberts Pines, West Benitaburgh, NM 69180-7958

Phone: +522993866487

Job: Sales Executive

Hobby: Worldbuilding, Shopping, Quilting, Cooking, Homebrewing, Leather crafting, Pet

Introduction: My name is Golda Nolan II, I am a thoughtful, clever, cute, jolly, brave, powerful, splendid person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.