Google Tradutor: tire todas as suas dúvidas | ConectaJá (2023)

A ferramenta cresceu muito nos últimos anos e, atualmente, conta com muitas funcionalidades que facilitam as traduções em vários idiomas

As ferramentas de tradução, como o Google Tradutor, transformaram a forma como os usuários da internet traduzem os textos. Com layout muito mais simples, intuitivo e funcionalidades úteis, elas possuem uma importância enorme para a tradução em diversos idiomas.

E não tem como não mencionar que tudo isso acompanha os desenvolvimentos tecnológicos atuais. Embora o Google Tradutor e outras ferramentas de tradução tenham começado no formato de site, hoje em dia, já existem versões mobile que possibilitam traduzir por imagem, voz e até de forma simultânea, onde a pessoa nativa fala e o app traduz para o idioma pretendido. Incrível, não é?

A verdade é que os tradutores já se tornaram essenciais e entender como eles funcionam é algo bastante útil para diversas situações. Por isso, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre o Google Tradutor, a ferramenta de tradução mais utilizada na internet. Confira!

Índice:

Você conhece o Google Tradutor?

O Google Tradutor é uma ferramenta criada pelo Google que pode ser utilizada através do site ou do aplicativo disponível para dispositivos móveis com sistema Android ou iOS. Trata-se de uma ferramenta que possibilita traduzir palavras, sentenças e até textos em 108 idiomas diferentes.

Ele é muito mais do que um dicionário bilíngue, sendo capaz de realizar diferentes formas de tradução, como a de uma página na internet por completo, documentos, áudio e imagem, além do recurso de transcrição simultânea. E dá para aprender a pronúncia também, pois o Google Tradutor possui uma funcionalidade que permite ouvir a tradução feita no idioma escolhido, para assim poder aprender como se pronuncia determinada palavra ou frase.

A história do Google Tradutor começou em 28 de abril de 2006, data em que essa ferramenta foi colocada no ar. No início, ele era capaz de traduzir apenas palavras e expressões do inglês para o árabe ou o contrário. Atualmente, a ferramenta traduz mais de 30 trilhões de sentenças por ano em diferentes idiomas.

Dica: Deixe seu computador mais rápido com 10 dicas da PROTESTE

Desde o seu surgimento, o Google trouxe algumas novidades. Em 2010, foi lançada a primeira versão mobile do Google Tradutor para Android. No ano seguinte, em 2011, foi disponibilizada a primeira versão da ferramenta para iOS e, no mesmo ano, o Google disponibilizou o suporte para traduções em áudio.

Em 2015, o serviço passou a contar com as traduções por imagens e a última novidade da ferramenta foi a integração ao Google Assistente, que passou a traduzir em tempo real desde 2019.

Idiomas

O Google Tradutor tem suporte para até 108 idiomas, sendo que os últimos adicionados na ferramenta foram o uigur, turcomano, oriá, tártaro e kinyarwanda em 2020. A ferramenta conta com linguagens como o latim, dialetos africanos como zulu e xhosa e até idiomas como esperanto e iídiche. Contudo, o tradutor do Google não faz distinção entre o português de Portugal e do Brasil.

Os idiomas são escolhidos pelo Google com base nas buscas dos usuários por traduções em diferentes línguas. Atualmente, a ferramenta oferece suporte para os principais idiomas falados no mundo, o que inclui: inglês, espanhol, alemão, árabe, italiano, francês, japonês, português, chinês, irlandês, grego, latim, russo, polonês, coreano, entre outros.

As traduções mais realizadas pelos usuários são entre inglês e árabe, russo, espanhol, indonésio e português. E o país que mais utiliza o Google Tradutor é o Brasil.

Google Tradutor: tire todas as suas dúvidas | ConectaJá (2)

Como funciona a tecnologia do Google Tradutor?

Quando o Google Tradutor foi lançado, ele contava com um SMT, sistema estático que traduzia tudo para o inglês por meio de referências cruzadas em livros e documentos presentes no acervo do Google.

Dessa forma, as traduções não eram tão boas naquela época, pois consistiam em análises literais de expressões e palavras, o que deixava sem contexto. Além disso, as tecnologias não eram capazes de entender a gramática, por isso, esse elemento não era uma preocupação para as traduções.

Felizmente, a tecnologia evoluiu de tal forma que hoje em dia as traduções são muito melhores, elas contam com contexto, gramática e até viés de gênero. À medida que as fontes de referência do Google se expandiram, os resultados se tornaram melhores.

Hoje, o Google Tradutor funciona através de um sistema “neural”, que substituiu em 2016 o sistema estático. Com isso, a ferramenta passou a processar as traduções através de uma rede de inteligência artificial. Isso fez com que ela oferecesse a tradução de sentenças inteiras, em vez de palavra por palavra de forma literal.

A partir dessa mudança, o Google também passou a aprender sozinho a cada tradução realizada, considerando o contexto de cada sentença e características gramaticais. Em suas últimas atualizações, o Google Tradutor inseriu um novo parâmetro que traduz sentenças que são iguais nos dois gêneros para sentenças em masculino e feminino, para que nada seja imposto ao usuário.

Dica: Navegação anônima: entenda como funciona e para que serve

Principais recursos do Google Tradutor

Essa ferramenta se tornou essencial para muitas pessoas devido às suas diversas funcionalidades que explicaremos a seguir.

Tradução de página na internet

Essa foi uma das primeiras funções inseridas na ferramenta após ela se tornar conhecida entre os usuários. A tradução de página na internet possibilita que o usuário navegue por sites em outros idiomas e traduza todo o conteúdo para a língua que domina.

Tradução por voz

Outra função muito interessante do Google Tradutor é a tradução por voz. Em vez de escrever a palavra ou sentença que você deseja traduzir, o usuário pode utilizar o recurso de áudio para a tradução. Nesse caso, basta clicar no ícone de áudio da ferramenta para iniciar o que será traduzido no idioma selecionado.

Tradução de documentos

Na versão desktop é possível contar com outra funcionalidade bem legal dessa ferramenta, a tradução de documentos. Em vez de digitar ou copiar o trecho que você deseja traduzir na caixa de texto do Google Tradutor, na versão desktop você pode fazer o upload de um documento para que ele seja inteiramente traduzido.

Essa é uma função essencial para quem deseja entender conteúdos em arquivos com mais de 5.000 caracteres, sendo esse o limite para as traduções através do site.

APP Google Tradutor

O app do Google Tradutor foi lançado em 2010 para Android e em 2011 para iOS, e conta atualmente com mais de 1 bilhão de instalações em celulares, tablets e outros dispositivos. Desenvolvido pela Google LLC, o app tem outras funcionalidades que são exclusivas da versão mobile. Veja a seguir o que é e como funciona cada uma dessas funções.

Tradução por imagem

Essa é uma função muito legal, pois possibilita traduzir conteúdos a partir de uma imagem. Em vez de escrever ou gravar áudio, que tal apenas tirar uma foto do que você deseja traduzir? A tradução por imagem é simples assim, o app é capaz de identificar o texto presente na fotografia e traduzir para o idioma desejado.

Tradução por voz

No aplicativo você também encontra a tradução por voz, como na versão para web. Basta clicar no ícone de áudio para gravar e conferir a tradução do que você disse para o aplicativo. É muito útil para quando você não pode digitar, por exemplo, e há a possibilidade de acessá-la por meio do Google Assistente.

Transcrição simultânea

A transcrição simultânea é a funcionalidade mais útil para aqueles que viajam e não dominam a língua falada no destino da viagem. Isso porque essa função possibilita selecionar dois idiomas para a conversa, que fará a tradução em vice-versa, e conta com o recurso de voz para facilitar a dinâmica.

Por exemplo, vamos supor que você esteja no Japão e queira fazer seu pedido para o garçom em um restaurante. Dessa forma, você poderá gravar o áudio no aplicativo em português e ele fará a tradução em japonês para o garçom. Da mesma forma, o garçom poderá gravar o áudio em japonês e o app fará a tradução simultânea em português. Muito dinâmico, não é mesmo?

Dicionário off-line

E para quem gosta de contar com recursos sem internet, o dicionário off-line é uma função do Google Tradutor que possibilita traduzir palavras e sentenças sem conexão via internet. Nesse caso, basta baixar o idioma que deseja realizar a tradução para ter esse recurso sempre à mão, mesmo quando não há sinal de conexão disponível.

Sotaque

Por fim, outra função bem interessante do aplicativo é a possibilidade de ouvir a palavra, expressão ou sentença no sotaque de cada região. Na versão mobile, você escolhe o sotaque característico de cada lugar para ter uma pronúncia ainda mais realista.

Dica: Sites falsos: como identificar e se proteger

Você conhece a comunidade de tradutores?

A Translate Community ou comunidade de tradutores foi criada pelo Google e reúne pessoas de todo o mundo que realizam contribuições para a melhoria das traduções e inclusão de novos idiomas no serviço.

Qualquer pessoa pode fazer parte, desde que conheça pelo menos dois idiomas. Na comunidade, o usuário pode auxiliar os algoritmos do Google a aprender sobre como fazer uma tradução mais fluida, natural e humana. A ideia é justamente fazer com que os recursos de tradução sejam menos mecânicos.

O funcionamento da comunidade é muito simples, o usuário precisa selecionar os dois idiomas que domina e fazer traduções simples e diretas para as frases sugeridas pelo sistema.

Informe-se com a PROTESTE

Bom, agora que você já sabe o que é o Google Tradutor, quais são as suas principais funções e que é possível contribuir com a comunidade de tradutores, continue se informando aqui na PROTESTE, maior associação de defesa ao direito do consumidor em toda a América Latina.

Conheça os nossos testes comparativos e faça a melhor escolha levando em consideração o custo-benefício. Nossos especialistas testaram os principais produtos do mercado em laboratórios credenciados pelos órgãos de fiscalização e a partir de critérios como funcionalidades e segurança.

Também temos um espaço para receber as reclamações do consumidor, o canal Reclame. Você pode enviar uma mensagem informando o problema que aconteceu durante uma relação de consumo, como atraso na entrega, produto que não chegou e dificuldade para troca. As informações serão passadas para a empresa de destino em busca de uma resposta para você. Nossos especialistas em defesa do consumidor acompanham todo o processo até a solução do seu problema. Ligue para o telefone 4020-7747 e saiba mais.

Continue no ConectaJá para mais informações sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber novidades sobre saúde e direitos do consumidor, respectivamente.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Rueben Jacobs

Last Updated: 02/22/2023

Views: 6147

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rueben Jacobs

Birthday: 1999-03-14

Address: 951 Caterina Walk, Schambergerside, CA 67667-0896

Phone: +6881806848632

Job: Internal Education Planner

Hobby: Candle making, Cabaret, Poi, Gambling, Rock climbing, Wood carving, Computer programming

Introduction: My name is Rueben Jacobs, I am a cooperative, beautiful, kind, comfortable, glamorous, open, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.